Meus verdadeiros tesouros.

Meus verdadeiros tesouros.
Eu, meu marido, meus flhos, minha família, minha religião.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Amamentar - uma prova de amor...



Oi pessoal! Hoje vou falar sobre um ato de amor. Dar de mamar...

A amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida do bebê é fundamental para a saúde e desenvolvimento do recém-nascido. Mas nem sempre é fácil amamentar o bebê e muitas dúvidas surgem, especialmente para as mães de primeira viagem, assim como eu. O leite desce logo após o parto? O que é esse tal de colostro?

~O processo de lactação ocorre quando o seio materno é sugado. A mensagem da sucção é enviada para a hipófise e há a liberação de dois hormônios: prolactina - responsável pela produção do leite - e ocitocina - responsável pela ejeção do leite. Logo após o parto, a prolactina começa a estimular as glândulas mamárias, por isso é importante colocar o recém-nascido para mamar o quanto antes, pois é ele quem desencadeia o processo de produção e descida do leite”. 


O que é colostro?       
Produzido desde o final da gravidez e provavelmente durante todo o primeiro mês de vida do pequeno, o colostro é um leite especial. Entre o momento do parto e a apojadura (descida do leite), os seios ficam preenchidos por essa substância. Amarelo e mais grosso que o leite maduro, é secretado apenas em pequenas quantidades. Rico em sais minerais, anticorpos, açúcares e água, contêm mais anticorpos do que o leite maduro, por isso, é essencial para o recém-nascido.
O colostro é a primeira “imunização” para proteger o bebê contra vírus e bactérias após o nascimento. “O colostro é também rico em fatores de crescimento, que estimula o intestino imaturo do RN a se desenvolver”. O fator de crescimento prepara o intestino para digerir e absorver o leite maduro e impede a absorção de proteínas não-digeríveis. O colostro também é laxativo e auxilia a eliminação primeiras fezes, o que diminui a incidência de icterícia (pele amarelada).
Passado esse período, inicia a apojadura onde as mamas aumentam, ficam mais pesadas e quentes. A mulher pode sentir ingurgitamento, dor mamária e calafrios. À medida que o recém-nascido começa a mamar, ocorre uma adequação da produção em relação à quantidade, ou seja, a mamãe passa a produzir a quantidade ideal de leite que o bebê ingere e esse processo diminui os desconfortos do início. No final do primeiro mês o leite materno já é considerado maduro.

“A amamentação é um aprendizado construído diariamente. Ultrapassadas as dificuldades iniciais torna-se fonte de grande satisfação para a mamãe e o filho”. O essencial é não desanimar caso tenha um começo tumultuado. É normal, fora rara exceções, sentir um pouco de dificuldade no início da amamentação.
Nos primeiros dias em casa, sem a ajuda das enfermeiras da maternidade, os problemas podem ganhar tamanha dimensão que você vai questionar como as outras mulheres fizeram isso. Vai querer desistir ou achar que nunca vai conseguir. Não adianta achar que na primeira mamada tudo vai correr bem, como nos filmes e nas novelas. É importante ter isso bem claro para não se decepcionar. "Como todo processo de aprendizagem, existem as dificuldades. E exige muita paciência e tranqüilidade" 
Lógico que a ajuda de algumas pessoas especiais como, mãe, irmã, cunhada, sogra e algumas amigas com certeza ajuda muito...

Amamentar promove o estabelecimento de uma ligação emocional, muito forte e precoce, entre a mãe e a criança. Pois o olhar do bebe para  a mamãe e algo inexplicável e mágico.
Atualmente, sabe-se que um vínculo afetivo sólido facilita o desenvolvimento da criança e o seu relacionamento com as outras pessoas; 


O ato de mamar ao peito melhora a formação da boca e o alinhamento dos dentes
A mãe que amamenta sente-se mais segura e menos ansiosa 
Amamentar faz queimar calorias e por isso ajuda a mulher a voltar, mais depressa, ao peso que tinha antes de engravidar;
Ajuda o útero a regressar ao seu tamanho normal mais rapidamente;
A perda de sangue depois do parto acaba mais cedo;
A amamentação protege do cancro da mama que surge antes da menopausa
A amamentação protege do cancro do ovário; da osteoporose.
A amamentação exclusiva protege da anemia (deficiência de ferro).
As mulheres que amamentam demoram mais tempo para ter menstruações, por isso as suas reservas de ferro não diminuem com a hemorragia mensal;

Amamentar é muito prático! Não é necessário esterilizar e preparar mamadeiras.
Além de tudo isso, e mais econômico pra família pois e de graça. 



Na amamentação a posição é muito importante

A má posição de mamada pode ser causa de: dores nas costas, mamilos rachados e dolorosos, mamas cheias e duras, ma produção de leite e por isso o bebe não aumenta o peso.O bebe fica insatisfeito e por isso quer mamar a toda hora, o bebe fica frustrado e por isso recusa a mama.
Existem varias razões para a ma posição de mamada.

Se o bebe recebeu mamadeira ou chupeta nas primeiras semanas de vida ele pode ter uma ma posição de mamada. O modo de sugar na chupeta ou na mamadeira e diferente do modo de mamar no peito da mãe. Assim o bebe pode tentar sugar o mamilo da mamãe como se fosse um bico de borracha.



Uma boa posicao e aquela em que a mae e o bebe estao confortaveis. 



E depois desse tempo maravilhoso que ficamos com nosso bebe em casa tem o famoso ~retorno ao trabalho~... E agora?

 É possível continuar a amamentar depois de terminada a licença por maternidade. Existem várias opções, para manter a amamentação nesta fase: amamente o seu bebe sempre que voce esteja em casa. Para manter uma boa produção de leite e importante amamentar muitas vezes. Quanto mais você da de mamar, mais leite você terá. Pode amamentar o seu bebe a qualquer hora, mesmo depois dele ter comido uma refeição de sopa ou de papa.
Amamente o seu bebe de manhã, logo ao acordar, á tarde, quando regressa a casa depois de um dia de trabalho, ao serão e antes de o adormecer.
Aproveite os fins de semana para amamentar com mais frequência e assim estimular a produção de leite. 

Sei que esta experiencia de dar de mamar e uma das maiores alegrias que tenho como mae natural... nao tem explicacao e muito gostoso... Eu amo amamentar.... 
E isso gente, um cheiro pra todos...




(fonte de pesquisa -  http://www.leitematerno.org/ )







Um comentário:

  1. Compare Them Just about all. Eventually, you should do a list of all the positives that you've discovered with every divorce attorney. Assess your current databases to find the divorce attorney that could satisfy your entire needs and wants. Emotions operate large after a divorce, so that it is hard for a few to make concise and clear choices. If you are intending through a divorce you'll want to depend on the knowledge of others that will help you make your mind up.
    virginia divorce attorney
    Both sides generally require a clear crack and a chance to move ahead in the hurt as well as frustration. A good attorney can keep the situation skilled that assist care for critical troubles such as custodianship arrangements, property along with financial debt tasks. The divorce attorney takes treatment important paper-work and definately will do their very best to give the buyer a reasonable struggle. If you're on a restricted price range, you could still locate an successful attorney.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...